O instituto

Conheça o Instituto Nacional de Estudos Judiciários

MISSÃO, VISÃO & VALORES

Missão

O Instituto Nacional de Estudos Judiciários tem por missão assegurar a formação dos quadros necessários ao exercício da actividade jurisdicional e das demais funções específicas no domínio da justiça, dos registos e do notariado, da identificação civil e criminal, da defesa pública e outras áreas do sistema judiciário, conforme decorre do Decreto Presidencial n.º 84/15, de 5 de Maio que aprova o seu Estatuto Orgânico do INEJ.

Constitui também missão do Instituto Nacional de Estudos Judiciários desenvolver actividades de investigação e estudo das práticas do Direito e da Justiça e colaborar na formação de advogados, agentes dos serviços criminais, prisionais e outros do sistema judiciário, bem como cooperar em acções organizadas por outras instituições congéneres, incluindo instituições de formação nos domínios da administração e finanças públicas para os serviços da justiça.

Visão

Ser um Instituto de formação, estudo e investigação judiciária de excelência e de referência, com qualidade, rigor e profissionalismo reconhecidos a nível Nacional e Internacional.

Valores

Qualidade, rigor e profissionalismo

NOSSA HISTÓRIA

Instituição oficialmente criada pelo Decreto nr.46/02, de 13 de Setembro de 2002

O Instituto Nacional de Estudos Judiciários, abreviadamente designado por INEJ, é uma pessoa colectiva pública (instituição pública) do sector administrativo, que tem por missão assegurar a formação dos quadros necessários ao exercício da actividade jurisdicional e das demais funções específicas no domínio da justiça, dos registos e do notariado, da identificação civil e criminal, da defesa pública e outras áreas do sistema judiciário.

O INEJ é dotado de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira,  patrimonial e científica, sujeito à superintendência da Comissão de Coordenação presidida pelo titular do órgão responsável pelo Sector da Justiça e dos Direitos Humanos.

Apesar do INEJ ter sido criado legalmente em 2002, as suas actividades como instituição manifestaram-se anterior à data da sua criação. A actividade do INEJ no domínio da formação profissional de magistrados iniciou-se em 1997. Tudo começou com a criação de um gabinete no Ministério de Justiça designado de Comissão de Bolsas de Formação para Magistrados, composto por seis funcionários incluindo o Director Geral, que mais tarde deu lugar ao Instituto Nacional de Estudos Judiciários (INEJ), criado através do Decreto nr. 46/02, de 13 de Setembro, cujas  actividades, inicialmente, desenvolveram-se no edifício do Instituto Nacional de Estatística e posteriormente, em 2004, passou para rua 46/48 da Urbanização Nova Vida em definitivo.

Em 2008, foi criado o primeiro e actual logotipo do Instituto Nacional de Estudos Judiciários.

3620

Formandos capacitados

+40

Cursos já realizados

87%

Índice de aproveitamento

A INSTITUIÇÃO

Galeria de imagens do Instituto